O impacto do projeto nos alunos é particularmente forte em termos das suas competências, capacidades e também tem um impacto positivo muito forte em todos os grupos-alvo.

Os alunos tornaram-se mais tolerantes e abertos a diferentes pessoas e diversidade cultural, mais responsáveis trabalhando melhor em equipa. A sua capacidade de assumir e compartilhar responsabilidades, tomar decisões e de comunicar em inglês aumentou a confiança nos seus próprios pontos fortes. Começaram a perceber como era ser um cidadão europeu. A participação nas LTTAs realmente expandiu os horizontes dos alunos.

Trabalhando com estudantes de outras nacionalidades e culturas, eles sentiram que todas as pessoas são iguais e que no mundo de hoje não há espaço para preconceito, e a abertura é muito importante na sociedade escolar. O projeto ajudou professores e alunos a ampliar os seus horizontes na cidadania europeia, adquirindo conhecimento do estilo de vida e educação de países parceiros. Os alunos ficaram mais curiosos e interessados noutros países e nas suas culturas.

Os participantes do projeto também aprofundaram os seus conhecimentos sobre o próprio país, realizando pesquisas, apresentações e análises. Eles aprenderam muito sobre a União Europeia, trocando informações com participantes de outros países. A sua comunicação só foi possível por meio da comunicação em inglês, o que os motivou a melhorar ainda mais seu conhecimento da língua. Eles enfrentaram negócios do mundo real no campo do turismo - visitas a vários locais turísticos - e ganharam experiência pessoal, participando em atividades empresariais em vários países europeus.
Isso melhorou o seu senso de potencial empreendedor e criatividade. Eles aprenderam sobre diferentes tipos de turismo e, mais uma vez, garantiram a importância de proteger o meio ambiente. Viajando pela Europa, os alunos aprenderam a ser turistas responsáveis e a contribuir para a sustentabilidade do turismo.

O projeto permitiu que os participantes estabelecessem fortes relacionamentos uns com os outros, melhorassem suas competências de comunicação e comunicação social e as suas competências digitais. Os alunos receberam informações sobre o Europass e o eTwinning e aprenderam a usá-los.

Os professores envolvidos no projeto também aprofundaram seus conhecimentos sobre a União Europeia. Tiveram a oportunidade de experimentar diferentes métodos de ensino, motivando-os a trabalhar em uma equipa multinacional. Graças à comunicação em inglês, eles aprimoraram as suas competências em idiomas estrangeiros. Eles aprenderam sobre o sistema de educação dos países parceiros.Isso tornou-os mais abertos a experimentar diferentes abordagens de acordo com as necessidades dos alunos. Eles aproximaram-se dos seus alunos, tornando-se um modelo positivo para eles. Eles melhoraram tanto as suas competências de avaliação quanto suas competências de gestão e liderança.O projeto e as oportunidades para várias reuniões com organizações que trabalham no campo do turismo também ensinaram os professores a viajar ecologicamente e por último, mas não menos importante - receberam motivação adicional para o seu trabalho. As atividades de mobilidade em grupos multinacionais aumentaram as oportunidades de troca de experiência e cooperação.O impacto do projeto nas escolas foi sentido com maior intensidade na possibilidade de cooperação com escolas de outros países, melhorando o espírito de internacionalismo nas escolas e criando abertura e vontade de trabalhar com parceiros estrangeiros.O apoio e envolvimento das famílias dos alunos na vida escolar aumentou. As ligações entre professores e alunos também foram fortalecidas.Abordagens interdisciplinares e trabalho em equipa, tanto entre professores, departamentos administrativos e de gestão em escolas parceiras, têm sido estimulados. Novas ideias para o ensino tornaram a escola mais verde, reforçando a sua dimensão europeia.

As relações estabelecidas de longo prazo com os países envolvidos no projeto STEP UP possibilitaram a partilha de boas práticas.O projeto também tem impacto na comunidade local, uma vez que pais, representantes de autoridades locais e organizações ambientais envolveram-se na vida escolar e apoiaram mais ativamente novas iniciativas educacionais. A confiança na força educacional da escola cresceu. Tudo isto consolida o papel da escola comunitária como o principal iniciador da ideia de aprendizagem ao longo da vida.As organizações turísticas também têm um papel importante na promoção do projeto. Graças a organizações profissionais, o projeto foi além da escola.Receber crianças de outros países em famílias anfitriãs durante reuniões internacionais permitiu que famílias e comunidades locais enriquecessem seus conhecimentos sobre os países parceiros. Além disso, incentivou o aumento da abertura aos estrangeiros e o desejo de apoiar ideias e valores europeus.

Link Site/Blog Step Up project
https://stepuproject.blogspot.com/