Notícias Sintra

Na nossa escola comemorou-se o Dia da Família, sob o lema “Colaboração”, tendo em conta que se comemora “O Ano Nacional da Colaboração”.

A EB1 da Vila tem dinamizado diversas atividades no sentido de sensibilizar as crianças para uma convivência harmoniosa com o meio ambiente, a preservação das espécies e a importância de respeitar a natureza e o que ela nos oferece.

​O World Read Aloud Day (Dia da Leitura em voz Alta) é uma iniciativa da organização não governamental LitWorld que visa erradicar a literacia e à qual o PNL2027 (Plano Nacional de Leitura) se associou.

Para comemorar este dia, a nossa escola associou-se à Biblioteca Escolar do Centro Educativo de Verdemilho, em Aveiro. Os alunos do 1ºciclo prepararam, em grupo, leituras de poemas, trava-línguas e textos, e as crianças da sala do pré-escolar dramatizaram a história do Cuquedo com a narração da educadora.

Estas leituras foram partilhadas via skype em dois momentos: um com duas salas de pré-escolar e duas de 1ºano, e o outro  com os restantes anos do 1ºciclo.

No dia 30 de janeiro (o dia em que Mahatma Gandhi, prémio Nobel da Paz, foi assassinado em 1948), comemora-se o Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas, instituído em 1964 por Llorenzo Vidal, professor, poeta e pacifista, de nacionalidade espanhola.

Neste dia, a GNR veio à nossa escola dinamizar uma sessão de sensibilização para a problemática do bullying e da discriminação de vária ordem, alertando para a necessidade de uma educação para a paz que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

No passado dia 15 de janeiro, a sala do pré-escolar da EB1/JI de Sintra foi recebida nos Paços do Concelho pelo Sr. Presidente da Câmara, Basílio Horta, pelos assessores do Executivo e pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pereira, cumprindo assim a tradição de Cantar as Janeiras e  desejar um bom ano às entidades locais, nossas parceiras.

Na EB1/JI de Sintra, no dia 20 de novembro, comemorámos o Dia Nacional do Pijama (iniciativa da Associação Mundos de Vida), com o objetivo de sensibilizar as crianças para o “direito de uma criança crescer numa família".

Dia das aulas ao ar livre

No dia 17 de maio, a sala do Jardim de Infância aderiu ao Dia das Aulas ao Ar Livre (https://diadeaulasaoarlivre.pt/) que se comemorou a nível mundial. Passámos o dia em comunhão com a natureza e com o mundo. Pintámos em papel e nos muros com giz. Limpámos cápsulas e reutilizamos o café, fizemos construções e caixinhas de sons com elementos da natureza, ouvimos histórias, almoçamos na rua e, sobretudo,

                        DIVERTIMO-NOS MUITO!!!

No dia 28 de novembro, as crianças do jardim de infância de Sintra foram ver a exposição de Miró, no Palácio Nacional da Ajuda.

Após a visita, trabalharam-se na sala as técnicas, as cores e os materiais utilizados por Miró, desenvolvendo nas crianças conceitos e competências da literacia artística, alargando os seus horizontes culturais e artísticos.