A escola básica de Sintra (Vila) fez a candidatura ao Programa Eco Escolas no ano letivo de 2018/2019, tendo como coordenadores encarregados de educação, e dinamizadores os docentes, assistentes operacionais e monitoras do CAF/AAAF, num trabalho de parceria. Durante o passado ano letivo, apesar do encerramento das escolas devido à pandemia Covid 19, os desafios foram cumpridos com a colaboração dos pais e encarregados de educação, que apesar de confinados se envolveram com o programa para cumprimento dos projetos, desafios e ações do programa.
No Dia da Terra penduram-se planetas Terra nas janelas, fizeram-se mini-hortas bio em casa, hotéis para insetos, receitas saudáveis em família, etc.
Todo este empenho e dedicação foi compensado com o Galardão Eco Escola 2019-2020.
Este ano vamos continuar este caminho no âmbito da Educação para a Cidadania e Sustentabilidade “visando a melhoria do desempenho ambiental da escola, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações” e na formação de cidadãos participativos e empenhados na mudança.
Além das ações já implementadas, este ano vamos abraçar os desafios:
- Os animais da horta
- Plantas companheiras
- As aves que nos rodeiam
- Este Natal os enfeites estão por tua conta
- Pinta o Ecobag
- Roupas usadas não estão acabadas
- Onde está o Eco lápis
- Painel da biodiversidade da minha Terra
- Escultura de um mocho
- Na minha casa não desperdiçamos
- Brigada da monitorização
entre outros.
Além dos desafios e ações do programa Eco Escolas, a Escola de Sintra está envolvida num projeto de revitalização do espaço exterior com materiais naturais e sustentáveis, criando espaços de exploração fora da sala de aula para uma aprendizagem ativa e para promoção do brincar em contacto com a natureza que se traduz numa postura de respeito e afetividade para com a mesma.