Decorreu entre os dias 3 e 5 de julho, em Bruxelas o curso “Future Classroom Lab Summer Academy -Enhancing creativity and innovation in my classroom”, promovido pela European Schoolnet. Este evento destinava-se a levar os participantes a refletir sobre os seus espaços de ensino – sala de aula/ escola e a perceber de que forma estes contribuem para a promoção da criatividade, pensamento crítico, colaboração, imaginação junto dos alunos. Esta reflexão foi acompanhada da exploração de uma série de ferramentas digitais, tais como criação de conteúdo, organização de conteúdo, realidade aumentada, utilização de apps e websites. Através da utilização de uma abordagem prática, os participantes puderam refletir, interagir e partilhar a sua experiência e apropriarem-se de ideias para promoverem e potenciarem a sua própria criatividade e inovação, bem como a dos seus alunos.

Ao longo dos três dias, os formadores – Arjana Blazic e Bart Verswijvel, utilizaram uma abordagem prática, pelo que os conteúdos apresentados durante a formação foram igualmente trabalhados pelos participantes.

Em primeiro lugar, os participantes puderam tomar contacto com o espaço – Future Classroom Lab e tomar consciência da sua organização e divisão em espaços de aprendizagem diferenciados (criar, refletir, apresentar, investigar, trocar e desenvolver).

Houve lugar a:

1. Desenvolvimento de trabalho em grupo/ pares;

2. Interação (Mentimeter, Padlet);

3. Gamification (Kahoot, Scavenger hunts, Treasure hunts),

4. Partilha de boas práticas (webinar que contou com a participação de quatro professores que se encontravam em diferentes continentes, apresentações pela parte dos participantes das suas boas práticas);

5. Desafios criativos do dia (Gospiral, Gifcreator, Goformative);

6. Sessões sobre temáticas variadas: redes sociais (Twitter, Instagram); eTwinning e segurança no uso da internet;

7. Introdução ao “coding”

A participação neste evento permitiu-me tomar contacto com diversas ferramentas digitais que poderei vir a utilizar no futuro, de forma a tornar as minhas aulas mais motivadoras, inovadoras e potenciadoras de criatividade. A partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas foi uma enorme mais-valia para os participantes. Todos tiveram oportunidade de dar a conhecer um pouco da sua prática/ experiência e o facto de estarem presentes 34 participantes de 9 nacionalidades enriqueceu, sem dúvida, esta partilha. Foram criados laços de amizade e surgiram possíveis futuras parcerias para projetos eTwinning. Ainda no que diz respeito ao eTwinning, tive a oportunidade de conversar com outros fervorosos eTwinners e ficar a conhecer um pouco mais sobre projetos inovadores e de alta qualidade. Outro dos aspetos positivos prendeu-se com o local da formação – European Schoolnet, onde todos os participantes puderam testemunhar o que poderá ser a sala de aula do futuro. Ajudou-nos a refletir e questionar sobre aquilo que se faz nas nossas escolas e o que queremos mudar, em termos de novas tecnologias, metodologias, pessoas e a organização do espaço da sala de aula em si. Quanto aos formadores, estes foram fantásticos na dinamização do evento e na partilha de informação com os formandos.

erasmus form7694

erasmus form7695

erasmus form7696

erasmus form7697