Integrada no âmbito da Semana Cultural do AGML, os alunos do curso de Português Língua de Acolhimento (PLA) instalaram, na Biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria, uma exposição de cartazes por si criados e de objetos culturais, subordinada ao tema “Leitura e Património do País de Origem”.
Dinamizada pelos alunos e professores deste curso, esta atividade pretendeu divulgar e partilhar o conhecimento dos aprendentes sobre o património dos seus países, com base no seu trabalho de leitura e pesquisa, bem como nas suas experiências pessoais. Esta exposição, planeada, executada e avaliada pelos alunos, teve como objetivos o incremento das competências de leitura, escrita e oralidade em língua portuguesa, assim como da capacidade de aceder, validar e processar informação e de interagir em língua portuguesa. Pretendeu-se, ainda, desenvolver o pensamento crítico e criativo, promover a inclusão e fortalecer o desenvolvimento pessoal e a autonomia.
Realizada em articulação com a Biblioteca Escolar, a atividade visou a dinamização deste espaço e a promoção da leitura, potenciando ainda o desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos alunos, como o compromisso, a responsabilidade e o pensamento crítico.
Para além da exposição, os alunos também estiveram envolvidos na atividade “Estações Literárias”, em que leram e declamaram textos poéticos e narrativos de autores dos seus países de origem, em língua materna e em português. Integrada no Projeto Ler+ do Plano Nacional de Leitura, esta atividade foi realizada em articulação com o Centro Qualifica do AGML, contando com a participação de formandos em processos de RVCC. Nela participaram também formandos das Formações Modulares e a assistente operacional Débora Caixinha.
Alunos e formandos participaram com empenho e entusiasmo em ambas as atividades, tendo reconhecido como muito positiva a partilha de conhecimento sobre o património cultural dos países de origem, considerando o importante contributo desta atividade para o seu processo de aprendizagem.