Notícias AGML

Na última semana do 1º período, um grupo de 5 formadores e 16 alunos, de vários 11º anos, reuniu-se no auditório da nossa escola para uma semana de formação não-formal impulsionada pela Academia de Liderança UBUNTU. Foi um tempo de grande aprendizagem, crescimento e transformação. Um tempo de criação de vínculos e construção de pontes. Ubuntu é uma filosofia africana, um modo de vida, que significa “Eu sou porque Tu és”, “Tornar-se Pessoa”. Tendo como primeiro inspirador Nelson Mandela, seguido de outros inspiradores como Martin Luther King Jr, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Malala e tantos outros, a semana Ubuntu trabalhou os cinco pilares que nos podem ajudar a crescer e nos tornarmos melhores e “mais” pessoas: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência – competências pessoais - e empatia e serviço – competências sociais.

UBUNTU 1
UBUNTU 2

Tivemos como convidados a ex-aluna Bruna Tomás, conhecida pela sua personagem “Magali” e João Semedo, mais conhecido por Johnson, fundador da Academia do Johnson, que tem como grande objetivo “Promover a educação e os valores de cidadania na prevenção de situações de crianças e jovens de risco que vivem nos bairros da Amadora. Estes convidados deram o seu testemunho sobre o seu percurso de vida e como têm conseguido vencer os obstáculos com que se deparam nas suas vidas.

UBUNTU 3UBUNTU 4

Tornar este mundo um pouco melhor, fazer a diferença, desenvolver o respeito e a empatia pelo outro, construir pontes e olhar para além do que é visível, ver o melhor do outro.

UBUNTU 5

Ex.mos Senhores Encarregados de Educação

Tendo sido distribuído um ofício a todos os encarregados de educação com credenciais de acesso ao SIGA pela Câmara Municipal de Sintra, e na eventualidade de nem todos os Srs. Encarregados de Educação terem tomado conhecimento, divulgamos o seu teor.

Publica-se as listas ordenadas para um horário de Técnicos Especializados

Aviso de abertura do procedimento concursal de contratação de escola de um recurso técnico atribuído no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, em concretização do plano de desenvolvimento pessoal social e comunitário (PDPSC)

FUNDAÇÃO ALTICE
PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS…PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA

Com o intuito de promover maior inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagens e uma melhor qualidade de ensino, docentes de Educação Especial concorreram ao programa INCLUI da Fundação Altice que promove as boas práticas da inclusão digital, nos contextos escolares, disponibilizando um conjunto de produtos, serviços e soluções tecnológicas. Graças ao donativo da Fundação Altice, algumas escolas do nosso Agrupamento de Escolas do Monte da Lua foram capacitadas com material informático (computadores portáteis, tablets, softwares específicos, entre outros) para ajudar os alunos do JI ao 9º ano de escolaridade que apresentam maiores dificuldades de aprendizagens, para lhes providenciar um acesso mais inclusivo e equitativo ao currículo.

Amor em tempos de pandemia

A capacidade de pensar a vida humana de forma integral pelo desenvolvimento de hábitos solidários é uma realidade necessária para dar qualidade às relações humanas. Permanentemente atentos ao outro e de olhar fraterno, de uma semente individual construiu-se, no âmbito do NAARP, um novo projeto solidário que reúne todas as onze escolas do Monte da Lua. Uma campanha com uma periodicidade mensal que procura cuidar de todos aqueles que se encontrem em dificuldade. No AGML, o Amor alimenta-se todos os meses. Quando posso, dou. Quando não posso, recebo!

A Direção do AGML

Publica-se as listas ordenadas para os horários de Técnicos Especializados

Por ocasião do 31º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, as turmas E, F e P do 11º ano prepararam uma exposição subordinada ao tema e que decorre no átrio desta Escola, junto à Biblioteca, entre os dias 18 e 25 de Novembro de 2020.