FUNDAÇÃO ALTICE
PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS…PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA

Com o intuito de promover maior inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagens e uma melhor qualidade de ensino, docentes de Educação Especial concorreram ao programa INCLUI da Fundação Altice que promove as boas práticas da inclusão digital, nos contextos escolares, disponibilizando um conjunto de produtos, serviços e soluções tecnológicas. Graças ao donativo da Fundação Altice, algumas escolas do nosso Agrupamento de Escolas do Monte da Lua foram capacitadas com material informático (computadores portáteis, tablets, softwares específicos, entre outros) para ajudar os alunos do JI ao 9º ano de escolaridade que apresentam maiores dificuldades de aprendizagens, para lhes providenciar um acesso mais inclusivo e equitativo ao currículo.


Este projeto foi implementado na Unidade de Ensino Estruturado (UEE) do Linhó, na EBI de Colares (1.º ciclo e Jardim de Infância), na UEE de Colares e no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) de Colares, na EB de Galamares com Jardim de Infância, na EB de Mucifal com Jardim de Infância, assim como na EB da Vila de Sintra com Jardim de Infância.
Devido aos tempos que correm e ao confinamento vivido no ano letivo anterior, só foi possível implementar este projeto e instalar os equipamentos durante este 1.º período do ano letivo 2020/2021. Nesse espaço de tempo, pela informação facultada pelas diferentes escolas onde se encontra implementado este projeto com a Fundação Altice, percebeu-se que este material doado foi muito importante para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem, permitindo um trabalho de articulação com os colegas de turma ou em pequenos grupos, tornando o ensino mais inclusivo e permitindo diversificar estratégias e conteúdos.

Por tudo o acima descrito…
OBRIGADO Fundação Altice!


JI de Galamares

AlticeJIGalamares2 resizeAlticeJIG2 resize

Alunos da EBI de Colares
AlticeJIEBI1 resizeAlticeJIEBI2 resizeAlticeJIEBI3 resize


CAA UEE1
CAA UEE2


Utilização dos equipamentos do Projeto Altice (2 tablets)

EB1 JI Sintra

Os tablets disponibilizados pelo Projeto Altice têm demonstrado ser facilitadores e motivadores para os alunos: na aprendizagem de conteúdos, desenvolvimento da memória e atenção, entre outros.

Os equipamentos são de fácil manuseamento e com teclado físico. Tal facto, faz com que os alunos tenham contato com as teclas, facilitando a escrita no processador de texto Word (nome, idade e frases simples). Como professora de Educação Especial e também de TIC, sempre fui muito adepta das Novas Tecnologias. Para além de outro tipo de materiais/estratégias, sempre inclui este tipo de ferramenta nos meus apoios psicopedagógicos. Os alunos adoram realizar jogos variadíssimos em que a imagem se alia com o som, que eles tanto adoram. Através destes equipamentos em específico, e partindo da minha experiência pessoal, realço que os alunos adoram jogos musicais, de pintura, de memória e concentração, de letras e números e gostam imenso de escrever no Word.

Em resumo, são ferramentas extremamente úteis e essências na realidade escolar atual.

Opinião dos alunos JI que usam os tablets no apoio:

 “Adoro trabalhar no tablet contigo.”

“Por favor, podemos pintar um bocadinho no tablet?”

“Eu já sei fazer o meu nome no tablet, estou muito feliz”

 

Professora de Educação Especial: Ângela Carneiro


 Projeto Fundação Altice convertido GEE 1