Ex.mos Senhores Encarregados de Educação

Tendo sido distribuído um ofício a todos os encarregados de educação com credenciais de acesso ao SIGA pela Câmara Municipal de Sintra, e na eventualidade de nem todos os Srs. Encarregados de Educação terem tomado conhecimento, divulgamos o seu teor.

“No âmbito do Decreto-Lei n.º 21/2019, na sua versão atual, a Câmara Municipal de Sintra aprovou a transferência de competências na área da educação, nas quais se inclui a gestão dos refeitórios das escolas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico e das escolas secundárias, com efeito a partir do dia 1 de setembro do corrente ano. Importa, assim, em reforço da informação por nós prestada no início do mês de outubro último, informar os Encarregados de Educação que o pagamento das refeições é realizado mensalmente, em sistema pós-pago, após emissão de fatura pela Câmara Municipal de Sintra, podendo a mesma ser liquidada em qualquer caixa multibanco na opção “Pagamento de Serviços” ou nos postos de atendimento, nos dias e horário afixados para este efeito. Para que tal fosse possível, tornou-se necessário alargar aos alunos do 2.º e 3,º ciclos do ensino básico e do ensino secundário o sistema de gestão de alunos, utilizado pelo Município de Sintra para os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico - plataforma SIGA (http://siga.edubox.pt). Assim, as refeições escolares a consumir a partir do dia 1 de janeiro de 2021, independentemente do nível de ensino frequentado pelo aluno, deverão ser marcadas na referida plataforma, cujo acesso implica a utilização dos login e código de acesso, que lhe foi atribuído e que passamos a identificar:
LOGIN: ……
CÓDIGO DE ACESSO: ……

Caso já possua código de acesso à Plataforma SIGA, informamos que o mesmo foi substituído pelas referências atrás identificadas, as quais passarão a vigorar de imediato.
Mais informamos que, considerando a complexidade da operação conducente à uniformização dos sistemas integrados de gestão, optou este Município por adiar a faturação do mês de setembro, evitando, desta forma, a possibilidade de erros e/ou emissões no processo de faturação. Assim, e de modo a colmatar a eventual sobrecarga das famílias, com a agregação da faturação dos meses de setembro e outubro, informa-se que as refeições consumidas em setembro serão faturadas juntamente com as refeições consumidas no mês de dezembro.
Caso surjam dúvidas, encontramo-nos ao dispor para quaisquer esclarecimentos que considerem necessários, através dos contactos 21 923 60 63 / 66 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Direção