Realizou-se, no passado dia 12 de junho, a Sessão de Entrega de Certificados aos formandos que, neste ano letivo, concluíram o Nível A1 A2 do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

São formandos adultos, oriundos de diversos países e continentes, que optaram por Portugal como o seu país de acolhimento, procurando a escola como um elemento facilitador da sua integração no meio onde circulam pessoal, social e profissionalmente. O seu percurso formativo, constituído por 200 horas de formação presencial, contemplou atividades de comunicação escrita e oral em língua portuguesa, centrando-se em conteúdos relativos à cultura de Portugal e da comunidade envolvente, cidadania, mundo do trabalho e outros. Desenvolvido em sala de aula e fora dela, todo o trabalho de aquisição de aprendizagens significativas e centradas nas necessidades muito específicas deste público-alvo envolveu os formandos das turmas de PFOL e articulou-se com outras turmas dos cursos de Educação de Adultos, com vista a proporcionar oportunidades de inclusão na escola e no meio.

A entrega presencial dos certificados em sessão formal, com a presença da professora titular, Amélia Frazão, e da coordenadora dos cursos de Educação de Adultos, Conceição Peixoto, pretendeu contribuir para o reforço da proximidade e do sentimento de pertença dos formandos à escola. Este reforço resultará, assim se pretende, numa renovada aposta dos formandos no seu percurso formativo e, concretamente, na aprendizagem da língua portuguesa como veículo de integração plena.

No próximo ano letivo, a escola acolherá e mobilizará de novo os seus recursos para acolher e integrar os formandos que darão continuidade ao seu percurso formativo, bem como aqueles que pela primeira vez a procurarão para iniciar a sua formação.

Aos formandos que nesta Sessão de Entrega de Certificados viram, devido ao seu empenho, trabalho e motivação, o Nível A1 A2 certificado, os parabéns! E também uma palavra de gratidão pela diversidade cultural que trouxeram à escola e pela generosidade e alegria com que a partilharam!

Certificados