O primeiro encontro do Projeto Erasmus STEP UP decorreu, entre 14 e 19 de outubro, em Sintra e contou com a presença de alunos e professores belgas, búlgaros e ingleses.

Neste projeto os alunos dos diferentes países começaram por apresentarem a sua terra natal, as suas escolas e o seu sistema educativo.

Foram abordados os aspetos positivos e negativos do turismo e os alunos, em trabalho de grupo, tentaram encontrar soluções para minorar estes últimos, visando os aspetos dos três Ps (People, Planet and Profit). Foi, ainda, feita uma partilha de práticas de turismo sustentável nos diferentes países.

No caso de Portugal, fez-se uma comparação de Sintra antes e após ser elevada a Paisagem Cultural pela UNESCO, em 1995, nomeadamente a recuperação dos seus parques e palácios e da Vila Sassetti como acesso pedonal ao Castelo dos Mouros, o que foi considerado um bom exemplo de turismo sustentável.

Visitou-se, ainda, um antigo mercado de Lisboa, remodelado e transformado num “canto de petiscos” com iguarias para todos os gostos e bolsas e um hostel considerado “eco” devido às suas práticas de proteção ambiental.