Projeto eTwinning - S.O.L.E.: Perguntar não ofende, engrandece 

No âmbito da disciplina de Português, os alunos dos 3.º TAE e 3.º TAUS participaram, ao longo do ano letivo, no projeto eTwinning “S.O.L.E.: Perguntar não ofende, engrandece", em colaboração com a Escola Secundária Carlos Amarante, Braga, e o IES San Clemente, Galiza.

Este projeto teve como principal enfoque a resposta a Grandes Questões, no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2023.

SOLE (Self Organized Learning Environment) é uma estratégia pedagógica que permite aos alunos trabalharem em grupo, enquanto aprofundam o conhecimento sobre Grandes Questões, apresentadas por eles, e relacionadas com o programa curricular. Fundamenta-se nas Teorias de Aprendizagem de Sugata Mitra, que sustenta a aprendizagem colaborativa e a construção de conhecimento pelos próprios alunos (aprendizagem autodirigida), com a mínima intervenção dos professores.

Através deste projeto, alunos portugueses e galegos, em grupos mistos transnacionais, criaram narrativas (storytelling), a partir das quais foram formuladas as perguntas. Durante a fase de pesquisa e criação dos produtos a apresentar, os alunos integraram, naturalmente, os seus dispositivos móveis, contribuindo para o desenvolvimento da sua competência digital.

Houve ainda lugar ao desenvolvimento outras competências, a saber, comunicativa, sentido crítico, autonomia, pesquisa, análise e interpretação de resultados.

SOLE