Na semana de 13 a 17 de fevereiro, decorreu na Escola Secundária de Santa Maria a 2.ª edição da ACADEMIA de LÍDERES UBUNTU, dirigida aos alunos do ensino secundário.


Foram cinco dias de trabalho exaustivo sobre os cinco pilares da liderança servidora, cinco competências fundamentais para os líderes do presente e do futuro:

1

Ubuntu significa «Eu sou porque tu és» e, nesse sentido, o Instituto Padre António Vieira criou um projeto dirigido aos jovens com a missão de contribuir para a reflexão e transformação de experiências em contextos reais, utilizando dinâmicas de justiça e de inclusão social, reforçando a coesão e o sentido de pertença.
Deste modo, o objetivo da Academia é formar líderes servidores e construtores de pontes, promovendo a ética do cuidado por si e pelo outro através da transformação de crenças, atitudes e comportamentos. A metodologia utilizada privilegia a aprendizagem pelo exemplo, como o de grandes líderes mundiais, numa abordagem participativa, experiencial e relacional.
Participaram alunos de todos os anos dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais, acompanhados por quatro docentes, uma psicóloga e dois técnicos do IPAV. Os jovens, no fim desta experiência enriquecedora, mostram-se mais conscientes e mais capazes de cumprir a grande finalidade do projeto educativo do AGML, transformar o mundo a partir dos seus contextos, tornando-o melhor.

2