De iniciativa da equipa que coordena o projeto Sintra ES+ no AGML, no dia 22 de janeiro, no auditório da Escola Secundária de Santa Maria, recebemos o Professor Doutor Carlos Neto, do Laboratório de Comportamento Motor da Faculdade de Motricidade Humana, que connosco veio conversar sobre A inatividade física em crianças e jovens: a urgência em ser ativo e brincar.


O projeto Sintra ES+ é da responsabilidade do Departamento de Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Sintra com a finalidade de promover o sucesso escolar.
Assistiram ao evento pais, assistentes operacionais, educadores e docentes de diferentes níveis de ensino. O Professor Carlos Neto apelou à importância do corpo e do movimento para um saudável desenvolvimento cognitivo e socioemocional, reforçando os dados do cientista António Damásio sobre a relação da cognição com a emoção e o corpo.
Brincar e ser ativo promovem o desenvolvimento de um conjunto de competências fundamentais para a adaptação ao mundo atual como, por exemplo, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade, a comunicação e a colaboração com os outros.
O professor Carlos Neto disponibilizou gentilmente o PPT apresentado, e que, por conter vídeos, se torna impossível ser aqui colocado. Pode, no entanto, ser descarregado no endereço que se segue.
https://drive.google.com/file/d/1GqFPfeleP4AGO15kKisjzpvAjR68S_PX/view?usp=sharing


 5

6