Alunos da Escola Secundária de Santa Maria representam a escola no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

No passado dia 14 de março, três alunos da Escola Secundária de Santa Maria participaram no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, realizado na Universidade de Aveiro. Acompanhados por duas professoras de Matemática, a Professora Catarina Carvalho e a Professora Inês Santos, os estudantes tiveram a oportunidade de competir e de viver uma experiência enriquecedora neste evento dedicado à Matemática.

Imagem1 resize

Os representantes da escola foram o aluno André Santos, do 3.º TGA, que competiu no jogo NEX; a aluna Mafalda Santos, do 11.º M, que jogou o PRODUTO; e a aluna Mariana Louro, também do 11.º M, que participou no jogo ATARI GO. Embora nenhum dos alunos tenha chegado à final, todos tiveram a oportunidade de conhecer outros participantes, trocar experiências e envolver-se nas diversas atividades paralelas, organizadas durante o evento.
Este campeonato, além de ser uma competição, promove o gosto pela Matemática e fomenta o seu desenvolvimento de forma lúdica e interativa. A participação dos alunos foi uma experiência valiosa, contribuindo para o seu crescimento académico e pessoal.
Felicitam-se os alunos pelo seu empenho e dedicação, esperando que se continue a incentivar a participação em eventos deste tipo, que valorizem o conhecimento e o espírito competitivo saudável.

Imagem2 resizeImagem3 resize

Olimpíadas da química 2025

Os alunos Miguel Mendes (10°C), João Lopes (10°G) e Pedro Cotta (10°G) participaram na prova distrital das Olimpíadas da Química. Os alunos foram preparados pelas professoras Ana Guerra e Josina Filipe, e acompanhados pela última à prova que ocorreu dia 15 de março no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico em Lisboa.

IMG 3359 resize

Missão cumprida, D. Conceição!

Trabalhou ao nosso lado com profissionalismo e dedicação. E agora que chegou o momento do merecido descanso da labuta profissional, em todos nós que com ela convivemos fica um misto de sentimentos. Satisfação porque vai iniciar uma nova etapa que lhe trará, sem dúvida, muitas alegrias. Tristeza pelo grande vazio, pela saudade que deixará na escola de Santa Maria.

Foram sempre especiais os momentos que passámos juntos, num ambiente fraterno para o qual tanto contribuiu pela forma como sempre conseguiu aliar as suas competências profissionais às suas qualidades humanas. A sua prontidão em ajudar, as suas palavras amigas, a sua boa disposição, ficarão no nosso coração.

Bem-haja, D. Conceição!

Bem-hajas, São!

D.Conceição1 resizeD.Conceição2 resize
D.Conceição3 resizeD.Conceição4 resize

workshop`s sobre Recursos & Resíduos, organizado pelo projeto DSEF

Realizou-se no dia 11 de março um conjunto de workshop`s sobre Recursos & Resíduos, organizado pelo projeto DSEF- Dinâmicas Sociais, Económicas e Financeiras, do grupo 430 de Economia, com o apoio da CMS_ GSAT- Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética. Enquadrado no projeto transversal de Cidadania e Desenvolvimento, participaram 3 turmas do 11º ano do curso científico-humanístico de ciências socioeconómicas, com o objetivo de sensibilizar para a importância de adotar atitudes e comportamentos mais sustentáveis.
As sessões decorreram em 3 salas cada uma com temáticas distintas e pertinentes: a gestão racional da água foi dinamizada pela oradora Sara Duarte da Águas do Tejo Atlântico; a temática do desenvolvimento sustentável/ gestão florestal e consumo foi dinamizada pelo orador João Castro, da FSC Portugal e a temática da energia foi dinamizada pelos oradores Susana Franco e Márcio Sobral e contou com a presença do robot GIGA, que animou a sessão com a sua comunicação.
Ao longo de 100 minutos as 3 turmas passaram pelas 3 salas e puderam consolidar conhecimentos e práticas sustentáveis para uma gestão racional dos recursos do planeta.

20250311 100610 resize

workshop Educação Ambiental dinamizado pela CMS/ SMAS

Enquadrado no projeto transversal de Cidadania e Desenvolvimento, no dia 11 de março as 3 turmas do 11º ano do curso científico-humanístico de ciências socioeconómicas participaram num workshop sobre Educação Ambiental dinamizado pela CMS/ SMAS. As sessões decorreram em 3 salas cada uma com temáticas distintas e pertinentes: A gestão racional da água foi dinamizada pela oradora Sara Duarte da Águas do Tejo Atlântico. A temática do desenvolvimento sustentável/ gestão florestal e consumo foi dinamizada pelo orador João Castro da FSC Portugal. A temática da energia foi dinamizada pelos oradores Susana Franco e Márcio Sobral e contou com a presença do robot GIGA, que animou a sessão com a sua comunicação. Ao longo de 100 minutos as 3 turmas passaram pelas 3 salas e puderam consolidar conhecimentos e práticas sustentáveis para uma gestão racional dos recursos do planeta.

20250311 100610 resize20250311 100627 resize20250311 101229 resize
20250311 103931 resize20250311 103940 resize20250311 111357 resize
20250311 113918 resize