Ciclo de sessões de Cidadania Digital tem início com sessão sobre Criatividade e IA

No passado dia 12 de março, teve lugar a primeira sessão do ciclo de sessões sobre Cidadania Digital, destinado à comunidade educativa do AGML, em geral, e aos formandos do curso EFA (Educação e Formação de Adultos), em particular. 

O tema de abertura, "Criatividade com IA: Explorando Novas Ideias", trouxe reflexões sobre o uso da Inteligência Artificial na geração de novas possibilidades criativas.

Os temas das sessões deste ciclo baseiam-se no referencial da OCDE para a Cidadania Digital. A programação das sessões foi definida a partir das preferências dos formandos e contará com encontros quinzenais até junho.
A próxima sessão, "Tecnologia e Sono: Como Não Exagerar", está marcada para o dia 26 de março. As restantes terão lugar de acordo com a seguinte calentarização:
3ª sessão (30 de abril) "Privacidade na Internet: Como Proteger Seus Dados"
4ª sessão (14 de maio) "Ferramentas Digitais Gratuitas: Como Utilizar?"
5ª sessão (28 de maio) "Descobrindo Novas Formas de Aprender Online"
6ª sessão (11 de junho) "IA e Direitos Digitais: O Que Saber?"
7ª sessão (25 de junho) "Como Identificar Fake News"

Todas as sessões ocorrem no auditório da Escola Secundária de Santa Maria entre as 19:05 e as 19:55.

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Exposição: Comemoração dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões

A nossa escola tem o prazer de apresentar, no átrio da Biblioteca, uma exposição comemorativa dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa, e que visa destacar a grandiosidade da sua obra, com especial enfoque na epopeia Os Lusíadas.
A exposição conta com painéis representativos dos Cantos d’Os Lusíadas, onde são narrados os feitos heroicos do povo português, do ponto de vista histórico, literário e poético.
A exposição usa imagens criadas por Inteligência Artificial, o que permite uma experiência visual inovadora e criativa. De destacar, igualmente, os retratos de Camões criados com recurso a materiais reutilizados.
Convidamos toda a comunidade escolar a visitar a exposição e a explorar a riqueza da literatura camoniana.
Esta exposição contou com a participação de formandos adultos que frequentam os cursos EFA e o processo RVCC e é o resultado do trabalho efetuado nas sessões de CP e CLC.

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Alunos de Português Língua de Acolhimento exploram o Centro Histórico de Lisboa

No dia 19 de janeiro, um grupo de estudantes de Português Língua de Acolhimento das turmas 9 e 10, acompanhados pelas professoras Maria da Conceição Peixoto e Laura Filipe, participou numa enriquecedora visita de estudo ao Centro Histórico de Lisboa, no âmbito da atividade "Leitura e Património no País de Acolhimento".

O percurso proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprofundar os seus conhecimentos sobre a história e cultura portuguesa, através de uma abordagem pedagógica que colocou o aluno como agente da sua própria aprendizagem: cada local do roteiro foi apresentado pelos alunos, que realizaram pesquisas prévias sobre os pontos de interesse. Esta metodologia não só incentivou a aprendizagem ativa e partilhada, mas também permitiu aos estudantes desenvolver as suas competências linguísticas em português num contexto real e significativo.

O itinerário incluiu locais emblemáticos como o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, as Igrejas de S. Roque e dos Mártires, a Praça Luís de Camões, a Brasileira do Chiado, o Teatro Nacional de S. Carlos, entre outros. Em cada ponto, os alunos partilharam informações históricas, curiosidades arquitetónicas e factos culturais relevantes, demonstrando domínio do idioma e um profundo interesse pela herança cultural de Lisboa. Para visualizar o roteiro e as informações pesquisadas pelos alunos, clique aqui.

Esta iniciativa não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre o património nacional, mas também fortaleceu laços pessoais e interculturais, promovendo uma maior integração destes estudantes na sociedade portuguesa. A visita de estudo provou ser uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem da língua portuguesa e na compreensão da cultura do país de acolhimento.

Lisboa

Exposição PLA - Leitura e Património do país de acolhimento

Nos dias 21 e 22 de janeiro, esteve patente, em diferentes espaços da Escola Secundária de Santa Maria (AGML), uma exposição sobre o tema “Leitura e Património do país de acolhimento”, aberta a toda a comunidade educativa, da responsabilidade dos alunos de Português Língua de Acolhimento, de todas as turmas A1A2 e da turma PLA8 B1B2.

Esta foi uma oportunidade para os alunos aprofundarem os seus conhecimentos sobre literatura e cultura portuguesas, e de desenvolverem competências como escrita, leitura/educação literária, oralidade, partilhando com os colegas e comunidade as informações que consideraram relevantes, tendo em conta os textos lidos e as pesquisas efetuadas.

Esta é uma iniciativa que vai na sua 4.ª edição e, à semelhança das anteriores, continua a merecer o maior empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Exposição

Partilha Cultural no AGML

No dia 17 de dezembro, o refeitório da Escola Secundária de Santa Maria foi palco de um animado convívio cultural que reuniu alunos e professores da oferta formativa Português Língua de Acolhimento (PLA) e da Formação Modular de Português, dirigida a estrangeiros.

O convívio teve como objetivo promover a integração dos alunos estrangeiros e de celebrar a diversidade cultural presente na escola. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar aspetos das suas culturas de origem, incluindo música, dança e gastronomia típica.

O evento contou com a presença de elementos da Direção do Agrupamento, que elogiaram o empenho dos estudantes e reforçaram a importância da aprendizagem da língua portuguesa para a sua integração na comunidade escolar, em particular, e na sociedade portuguesa, em geral.

Os alunos da Formação Modular de Inglês foram convidados a abrilhantarem o evento, cantando canções de Natal (Christmas Carols).

A iniciativa foi considerada um sucesso, tanto por professores como por alunos, pelo que é de considerar que eventos similares possam vir a ocorrer no futuro, reforçando o compromisso da escola com a inclusão e o acolhimento de alunos de diferentes nacionalidades.

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