A Biblioteca Escolar marcou a data de 14 de Fevereiro através da decoração do seu espaço com as frases elaboradas pelos alunos do 3.º ano da EB de Colares e dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica Integrada, para além da participação dos alunos de PLNM.
Sempre com a dedicação e o esmero da AO D.ª Augusta Costa, a Biblioteca Escolar dedica sempre o seu espaço a esta atividade, contando com a participação dos alunos.
Referindo a origem do dia de S. Valentim, há que referir que a Igreja Católica reconhece pelo menos três santos com o nome de Valentim, todos eles martirizados pela Roma Antiga, e não é certo qual desses três será o "responsável" pela história que deu origem à lenda que fez nascer o dia dos Namorados.
A versão mais divulgada conta que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar.
Contudo, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos, agora na clandestinidade. A afronta à vontade do Imperador levou a que Valentim acabasse preso e condenado à morte.
Até à sua execução, foi recebendo flores e bilhetes enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.


