Mobilidade de Estudantes e Professores italianos e gregos no AGML

No âmbito do Programa Erasmus+/projeto eTwinning Wake up folks, let’s make Europe shine!, os alunos do 3.º TT e do 3.º TGA, bem como as professoras Laura Filipe e Ilda Sintrão, receberam, no Agrupamento de Escolas Monte da Lua, mais de vinte alunos e professores, oriundo das escolas Istitutito d’Istruzione Superiore “De Sarlo-de Lorenzo” (Lagonegro – Itália) e 2nd General Lyceum of Aliveri (Evia, Grécia).
Entre os dias 13 e 17 de março de 2025, alunos portugueses e estrangeiros tiveram a oportunidade de participar em aulas e workshops, desenvolver atividades colaborativas, visitar o que de melhor existe na monumental Sintra, bem como conviver.
Foram dias muito intensos de trabalho, mas extremamente gratificantes pelo ótimo convívio entre as partes envolvidas, pelas partilhas e pelo empenhamento de todos os que tornaram estes dias inesquecíveis.

noticia mob resize

Integrating creativity and innovation into teaching

No âmbito do projeto Erasmus + (SCH), as professoras Ana Bernardo e Patrícia Nunes realizaram, entre os dias 10 e 15 de março, o curso intitulado "Integrating creativity and innovation into teaching", na Europass Teacher Academy, em Florença. Foi uma ótima oportunidade para troca de experiências entre pares oriundos de diversos países da Europa e para aquisição de competências a nível do desenvolvimento de atividades criativas com os alunos e da integração da Inteligência Artificial na prática pedagógica.

IMG 5886

Escolas Felizes: Educação Positiva para o Bem-Estar e Desenvolvimento de Competências para a Vida

No âmbito do projeto Erasmus+_ADU duas formadoras, Elsa Florêncio (STC- cursos EFA) e Teresa Gaspar (CP-RVCC_NS), participaram no curso estruturado Happy Schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Development realizado em Florença entre os dias 24  de fevereiro e 1 de março de 2025. O curso permitiu às participantes conhecer os fundamentos da Psicologia Positiva, tendo sido apresentadas as teorias e técnicas mais relevantes para uma Educação Positiva. A promoção do bem-estar e da felicidade, em contextos de aprendizagem, sob uma perspetiva holística, poderá ser decisiva nos processos de aquisição de conhecimentos e competências dos aprendentes. A troca de experiências com os colegas do curso foram momentos muito importantes para pôr em prática as técnicas aprendidas.

Imagem1 resizeImagem2 resize
Imagem3 resizeImagem4 resize
Imagem5

Job-Shadowing na Escola Secundária de Santa Maria

No âmbito de um projeto Erasmus+ da Grécia, o professor Petros Tsintzos realizou, entre 7 e 11 de março, uma atividade de Job-Shadowing na Escola Secundária de Santa Maria. Ele pôde assistir e participar nas aulas de várias turmas, dos cursos profissionais de INT, TGA, TCM e TM. O dr. Petros visitou as instalações do ISCTE (Sintra) e a “V Mostra da Oferta Formativa do concelho de Sintra” que teve lugar nas instalações do complexo desportivo municipal de Ouressa.

A equipa Erasmus+ do Agrupamento congratula-se com a visita deste conselheiro educativo, da direção regional de educação, das escolas secundárias de Tessalónica Ocidental.

Imagem1
IMG 20250310 123339 resizeIMG 20250310 112813 resize

Inteligência Artificial e Pensamento Crítico como ferramenta pedagógica

No âmbito do projeto Erasmus+, de que o AGML é entidade certificada no setor da Educação de Adultos, e com o objetivo de desenvolver estratégias e recursos de inovação pedagógica com ferramentas de IA em modalidades de formação e de qualificação dirigidas a adultos, as professoras Conceição Peixoto, Ilda Sintrão e Rosa Cardoso e a Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação do Centro Qualifica do AGML, Paula Rodrigues, participaram no curso estruturado “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico”, que teve lugar em Praga entre os dias 10 e 15 de fevereiro.
As participantes avaliam muito positivamente o conjunto de atividades de caráter teórico e prático realizadas, que lhes permitiram abrir perspetivas sobre as tendências e tecnologias de IA na pedagogia em geral, e de modo particular da educação de adultos, nomeadamente no que diz respeito à planificação de aulas integrando IA, à promoção nos alunos e nos formandos do pensamento crítico e da criatividade na utilização da IA e à avaliação das aprendizagens com recursos de IA.

 thumbnail IMG 5180 resizethumbnail 4c763f0c d61a 4774 9947 6c05c21b027c resize
1d6f2145 9ba0 4328 9dab 170c0ced6052 resize