Comemorar a luta das mulheres no Cantinho da Leitura (CQ)

Em 1977, a Organização das Nações Unidas reconheceu o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. A data é o reconhecimento dos movimentos de emancipação da mulher que decorreram, maioritariamente, ao longo do século XX. São assim reconhecidas algumas das batalhas e sacrifícios das mulheres por direitos básicos como a igualdade salarial, a igualdade de oportunidades ou o direito ao voto.

Para comemorar este dia, o Cantinho da Leitura do Centro Qualifica organizou uma exposição que recorre ao espólio existente neste espaço, com obras escritas por mulheres (Agustina Bessa-Luís, Ana Cristina Leonardo, Eduarda Dionísio, Lídia Jorge, Luísa Costa Gomes, Jane Austen, Paulina Chiziane, Nadine Godimer, Pearl S. buck, Ruth Rendell, Patricia Highsmith...); apontamentos biográficos de mulheres que se destacaram nas mais variadas áreas, da política aos direitos humanos, do desporto ao cinema; ensaios que abordam temas como os direitos e conquistas das mulheres, o divórcio, a contraceção, a igualdade, a violência doméstica, o direito à educação…

Em destaque estão poemas e outros escritos de autores como Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Cláudia R. Sampaio, Filipa Leal, Hélia Correia, Luíza Neto Jorge, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Ary dos Santos, António Gedeão.

Queremos deixar aqui um poema de uma das autoras, desaparecida neste ano de 2025, que, pela sua vida e pela sua obra, mais se empenhou na luta pela liberdade das mulheres em Portugal:

Pequena Cantiga à Mulher

Onde uma tem
O cetim
A outra tem a rudeza

Onde uma tem
A cantiga
A outra tem a firmeza

Tomba o cabelo
Nos ombros

O suor pela
Barriga

Onde uma tem
A riqueza
A outra tem
A fadiga

Tapa a nudez
Com as mãos

Procura o pão
Na gaveta

Onde uma tem
O vestígio
Tem a outra
A pele seca

Enquanto desliza
O fato
Pega a outra na
Enxada

Enquanto dorme
Na cama
A outra arranja-lhe
A casa

Maria Teresa Horta

O dia 8 de março, além de servir para celebrar a luta e as conquistas históricas das mulheres, deve ser também uma oportunidade para todos, homens e mulheres, refletirem sobre o papel da mulher na sociedade atual e, em conjunto, trabalharem para uma verdadeira igualdade.

Boas Leituras!

IMG 0927 resizeIMG 0928 resizeIMG 1047 resize
IMG 1048 resizeIMG 1052 resizeIMG 1054 resize
IMG 1057 resizeIMG 1060 resize

II CERIMÓNIA DE ENTREGA DE DIPLOMAS - PROCESSO DE RVCC

No dia 6 de fevereiro decorreu, no Auditório da Escola Secundária de Santa Maria, a II Cerimónia de entrega de Diplomas de conclusão de nível básico e de nível secundário (de equivalência ao 9º ano e ao 12º ano, respetivamente) aos adultos do processo RVCC.
Coube à Coordenadora do Centro Qualifica dar as boas-vindas aos presentes e a abertura da cerimónia ficou a cargo do Diretor do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, entidade promotora do Centro Qualifica, o Professor Nuno Cabanas. Seguiram-se as comunicações do Dr. Miguel Silva, Diretor do Departamento de Qualificação de Adultos, em representação da ANQEP, do Dr. Paulo Sousa, Chefe da Divisão de Gestão de Pessoal dos SMAS, em representação duma entidade parceira e da Prof. Teresa Gaspar, em representação da equipa pedagógica do Centro Qualifica.
Esta cerimónia foi um momento de reconhecimento do sucesso dos candidatos certificados e, em nome dos colegas, os formandos Pedro Fonseca, Daria Oliinyk, Ana Paula Raposeiro, Karina Matos, Mara Branco e Isabel Silva partilharam o impacto positivo que a conclusão deste processo teve na sua vida, nomeadamente na vertente profissional, realçando ainda a possibilidade de continuar a investir na sua formação.
A entrega dos Diplomas iniciou-se com a intervenção das Técnicas de Reconhecimento, Orientação e Validação de Competências, Paula Rodrigues e Sandra Abreu, congratulando os adultos pela certificação alcançada e agradecendo o empenho e sentido de responsabilidade que demonstraram ao longo do processo.
Procurando que esta celebração fosse, igualmente, um incentivo aos candidatos em processo, também foram convidados para estarem presentes na sessão os formandos dos grupos S37 e S38, que foram um público caloroso e entusiasta no aplauso aos colegas homenageados.
Este evento foi um momento significativo para a equipa técnico-pedagógica do Centro Qualifica do AGML, pela oportunidade de evidenciar publicamente a qualidade do trabalho desenvolvido, plasmada nos resultados alcançados em 2024.

Foto entrada II cer ent diplomas RVCC resize

empatia9

Visita ao Museu Nacional Resistência e Liberdade no Forte de Peniche

Preservar a memória - Do Estado Novo ao 25 de Abril

No âmbito do Plano de Formação do Centro Qualifica do AGML, realizou-se no dia 17 de dezembro uma visita guiada ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, com orientação da técnica Ana Batista.
O Forte de Peniche funcionou como cadeia política durante o Estado Novo e o Museu, recentemente inaugurado, foi concebido como um lugar de memória da resistência ao regime fascista português, partindo dos testemunhos e experiências de todos aqueles que combateram a ditadura salazarista e, por isso, sofreram a perseguição, a prisão e a tortura.
Apesar da discordância que alguns dos visitantes manifestaram quanto às opções de recuperação e musealização tomadas pela equipa de recuperação do forte, foi evidente o esforço para pôr em destaque as várias realidades deste período da história nacional: os agentes e os meios da repressão (a PIDE, a censura, a prisão, a tortura) e também a luta de todos aqueles que se bateram pela defesa da liberdade e se opuseram à ditadura, ainda que à custa da sua própria liberdade.
No ano em que se comemora, precisamente, os 50 anos do 25 de Abril, todos somos agentes ativos com o dever de garantir que a história e o passado não caiam no esquecimento, pois conhecer o passado é também um caminho para compreendermos a atualidade.

Diapositivo1 resize
Diapositivo2 resize
Diapositivo3 resize

A equipa do Projeto Local do CQAGML visita o Reino do Natal

Em mais uma ação de divulgação, a equipa do Projeto Local do Centro Qualifica do Agrupamento de escolas Monte da Lua visitou o Reino do Natal, no dia 19 de dezembro, com o intuito de encontrar novos candidatos para esta oportunidade de qualificação.

Neste espaço mágico, a equipa presenciou a animação e apreciou as decorações em que participam escolas e entidades do concelho.

Este projeto que visa a promoção da aprendizagem ao longo da vida, o aumento das competências de literacia, o acesso à educação formal e a melhoria efetiva das qualificações tem como destinatários os adultos com baixos níveis de qualificações escolares, ou seja sem o 9ºano de escolaridade.

Para saber mais visite-nos na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, onde será recebido pelos nossos técnicos ou
Inscreva-se através do formulário | https://forms.office.com/e/dKhawSKUz2

Visita Reino Natal 19 dez resize

COM UM LIVRO, ENTENDA-SE!

Atreve-te a um encontro às cegas, foi o desafio lançado pela Equipa Ler+, do Centro Qualifica.

Uma estratégia desafiante dirigida a um público heterogéneo, criativo e amante de uma boa
companhia, entre 16 e 18 de dezembro, no átrio principal da Escola Secundária de Santa Maria.
50 livros, embrulhados, à disposição de quem os quisesse levar, unicamente seduzidos por mensagens
do tipo:
COM UM LIVRO2
A adesão foi imediata. Novidade? Não. Vontade de sermos surpreendidos? Talvez! Não duraram duas
horas as propostas de leitura, apesar da incógnita. Afinal todos estamos ávidos de leitura,
precisamos é de um bom incentivo.

Diapositivo1 resize
Diapositivo2 resize