Os Caminhos fazem-se caminhando.

É de esperar, à semelhança do que sempre se tem feito, que as nossas ações e a nossa vontade de educar, enriqueçam por partilha os caminhos de todos aqueles que ensinamos, de todos aqueles com quem colaboramos e o nosso próprio percurso enquanto profissionais.

Este Projeto nasceu no ano letivo 2014/15, pela necessidade sentida por parte das docentes do Departamento Pré – Escolar em criar redes colaborativas, pretendendo através da reflexão e da partilha de práticas pedagógicas, valorizar a transversalidade de conteúdos, como forma de promover propostas inovadoras e de qualidade para a aprendizagem das crianças com as quais trabalham.

As atividades realizadas nos diferentes contextos, nos diferentes grupos, contribuem para o desenvolvimento de competências de pensamento potenciadoras da capacidade de “aprender a aprender” e de “aprendizagem ao longo da vida” de forma lúdica e atrativa.

Contextualmente, este projeto operacionaliza transversalmente os conteúdos abordados nas áreas e domínios preconizados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e trabalhadas em contexto pedagógico.

Nos dois primeiros anos, o Projeto seguiu a temática proposta pelo Agrupamento “Caminhos” e “Memórias”. No ano passado, a necessidade sentida pelo Departamento centrou-se na arte. A educação através da arte  o desenvolvimento cognitivo, porque permite cultivar em cada indivíduo a criatividade, a imaginação fértil, a autonomia e a liberdade de pensamento e ação, baluartes de uma verdadeira educação para a cidadania. Assim, surgiu o subtítulo “Educ@rte”, que pela sua abrangência serve de mote para este ano letivo.

ENTRELAÇAR