Programas

1

Desporto Escolar

Programa com a Missão de  estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

2

Educação para a Cidadania

A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

3

Educação para a Saúde

A finalidade do Programa é:
. promover a literacia em saúde;
. promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis;
. valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
. criar condições ambientais para uma Escola Promotora de Saúde;
. universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar;

4

Eco-escolas

O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

5

Erasmus+

O Erasmus+, que é o programa emblemático da UE no domínio da educação, formação, juventude e desporto, tem sido altamente benéfico para os participantes, não só em termos de apoio à sua transição para o mercado de trabalho, mas também no que refere à criação de um sentimento de cidadania europeia.

6

Rede de escolas UNESCO

Este Programa, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” 

7

    Saúde e     BEM ESTAR

Na intervenção ao nível da saúde e do bem-estar, os docentes devem esperar do psicólogo escolar apoio e capacitação ao nível de estratégias relacionais ou psicopedagógicas, de elaboração de planos de intervenção, de articulação com as famílias e de mobilização de entidades e serviços da comunidade de modo a melhorar as respostas educativas.