O Dia Internacional do Castor celebra-se a 7 de abril.

Desde 2009 que se dedica este dia ao divertido e trabalhador animal que ajuda a limpar as águas, a restaurar as zonas húmidas pela construção de barragens, e a parar inundações e secas.

O objetivo da data criada pela Beavers Wetlands & Wildlife é informar a população sobre a importância deste animal. Foi escolhido o dia 7 em homenagem a Dorothy Richards, nascida neste dia, que estudou os castores por 50 anos.

Factos sobre os castores
O castor é o maior roedor da América do Norte e o animal nacional do Canadá.
Um castor adulto pode pesar 27 quilos.
O castor pode viver até 24 anos.
O castor é vegetariano, comendo plantas e árvores.
O castor come e utiliza inteiramente a árvore que derruba, desde as folhas aos ramos e ao tronco.
Um castor pode ficar debaixo d'água 15 minutos e nadar 8 km por hora.
O castor tem pálpebras transparentes para conseguir ver debaixo d'água.
A maior barragem construída por castores foi descoberta por imagens de satélite no Wood Buffalo National Park, Alberta, Canadá, apresentando 853 metros de comprimento.

Cartaz de Duarte Viegas

dia do sono

 Todos os anos, se repetem muitas efemérides que celebram datas assinaladas. E, se há efemérides muito conhecidas e festejadas por todos, há outras que são menos conhecidas do público ou apenas mais curiosas. São as últimas que estamos a trabalhar nesta proposta de Formação em Contexto de Trabalho dos alunos do 3º TM.

A ideia lançada foi de criar cartazes para assinalar estas datas, escolhidas pelos alunos e celebrar esses acontecimentos num ciclo de cartazes!