O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. A data celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 41 anos. O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. No fim, o exército conseguiu depor o presidente de Portugal, que era Marcello Caetano, e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980. Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento. Em comemoração, os soldados colocaram as flores recebidas nos canos das suas armas, o que representava a vitória praticamente sem violência.

Cartaz do Pedro Gama

https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-liberdade-25-de-abril/

dia do livro

Todos os anos, se repetem muitas efemérides que celebram datas assinaladas. E, se há efemérides muito conhecidas e festejadas por todos, há outras que são menos conhecidas do público ou apenas mais curiosas. São as últimas que estamos a trabalhar nesta proposta de Formação em Contexto de Trabalho dos alunos do 3º TM.

A ideia lançada foi de criar cartazes para assinalar estas datas, escolhidas pelos alunos e celebrar esses acontecimentos num ciclo de cartazes!