O Dia Internacional do Cão-Guia celebra-se anualmente na última quarta-feira de abril. Este é o dia especial dos cães-guia, mas lembre-se que há um dia especial para todos os cães. Esta data é um agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade. Neste dia, os treinadores de cães-guia também estão de parabéns. A primeira tentativa registada de treinar animais para este fim é de 1780, em França. Em Portugal há carência de escolas de treino de cães-guia, que são entregues gratuitamente aos cegos, existindo uma longa lista de espera de invisuais que gostariam de contar com a preciosa ajuda deste fiel amigo de quatro patas. Um cão-guia é treinado durante um a dois anos, a começar aos dois meses de vida. São selecionados os cães mais sociáveis, saudáveis e inteligentes para acompanhar os invisuais, que têm de fazer um estágio com o cão na escola de treino, antes de começarem a sair na estrada e a viver juntos. Uma forma de comemorar este dia é mimar um cão-guia que encontre no caminho. Outra forma é fazer um donativo a uma associação de cães-guia (o que traz vantagens fiscais) ou ajudar com a consignação do IRS anual (gratuito).

Cartaz do João Vytor


https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-cao-guia/

 

dia do livro

Todos os anos, se repetem muitas efemérides que celebram datas assinaladas. E, se há efemérides muito conhecidas e festejadas por todos, há outras que são menos conhecidas do público ou apenas mais curiosas. São as últimas que estamos a trabalhar nesta proposta de Formação em Contexto de Trabalho dos alunos do 3º TM.

A ideia lançada foi de criar cartazes para assinalar estas datas, escolhidas pelos alunos e celebrar esses acontecimentos num ciclo de cartazes!