O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez este dia. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana. Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz.

Cartaz do Pedro Gama

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-jazz/

 

dia do livro

Todos os anos, se repetem muitas efemérides que celebram datas assinaladas. E, se há efemérides muito conhecidas e festejadas por todos, há outras que são menos conhecidas do público ou apenas mais curiosas. São as últimas que estamos a trabalhar nesta proposta de Formação em Contexto de Trabalho dos alunos do 3º TM.

A ideia lançada foi de criar cartazes para assinalar estas datas, escolhidas pelos alunos e celebrar esses acontecimentos num ciclo de cartazes!