Visita de estudo ao Teatro Nacional de S. Carlos

No dia 09 de novembro a turma 11ºL realizou uma visita de estudo ao Teatro Nacional de S. Carlos no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, com a professora Sara Barbosa. Primeiramente, a turma teve uma visita guiada ao teatro e bastidores. Seguiu-se, de tarde, o ensaio geral da ópera Blimunda.

Desencontro de Harmonias
Blimunda, uma ópera composta em três atos, com libreto da autoria de Azio Corghi e José Saramago, baseada no livro Memorial do Convento, estreou a 30 de maio de 1990 no Alla Scala de Milão. Atualmente em exibição no Teatro Nacional de São Carlos, com encenação de Nuno Carinhas, retrata uma história de amor entre Blimunda e Baltazar e demonstra as dificuldades colocadas ao avanço científico no século XVIII.
De modo geral, a ópera foi aprazível, contribuindo para um melhor entendimento do livro de Saramago, Memorial do Convento, que servirá de elemento de estudo no próximo ano letivo. A utilização dinâmica das cores e os desenhos com areia de Rui Monteiro são fatores a louvar, que, ao atribuir intensidade e cativar o espectador, tornam a peça mais apelativa.
Contudo, temos a destacar também alguns aspetos negativos. A atuação de Maria Luísa de Freitas não atingiu as expetativas, uma vez que a sua voz esganiçada perturbou a compreensão do texto da ópera. Da mesma forma, a música estridente de José Eduardo Gomes ofuscou o libreto de Saramago e Corghi.
Assistir a uma ópera é uma experiência única e, tendo em conta que foi um ensaio geral, a harmonia entre as várias vertentes artísticas, apesar de não ter sido perfeita, foi agradável.

Texto de:
Beatriz Nunes- Nº3
Inês Fernandes- Nº10
João Vasconcelos- Nº13
Maria Delgado- Nº18
11ºL

Imagem1Imagem2Imagem3