Erasmus+ Unity in Diversity

Realizou-se na Escola Superior de Educação de Lisboa nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o VIII Seminário Equidade e Inclusão - Unidade na Diversidade: Diversidade, Equidade e Celebração Inclusiva através de projetos Erasmus+, inserido na Atividade de Formação e Cooperação (TCA) Unity in Diversity promovida pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação. A convite da Agência, o AGML fez-se representar por elementos da sua equipa Erasmus+, Carlota Gaspar e Angelina Costa.

Notícia VIII seminário inclusão Erasmus

O AGML presente em seminário eTwinning de Madrid

etwinning LOGO 1O Agrupamento de Escolas Monte da Lua foi uma das escolas portuguesas selecionadas para participar em mais uma iniciativa de âmbito internacional promovida pelo eTwinning: desta feita, o Seminário Bilateral Espanha-Portugal 2023, subordinado ao tema “Innovación y bienestar: Un reto”. O evento, organizado conjuntamente pelos Serviços Nacionais de Apoio eTwinning de Portugal (DGE) e de Espanha, decorreu em Madrid de 2 a 4 de novembro e reuniu professores eTwinners oriundos de diferentes regiões de ambos os países, 18 dos quais portugueses. O AE Monte da Lua esteve representado pela professora Conceição Barrento.
seminario etwinning AGMLAo longo dos três dias em que decorreram os trabalhos, os participantes tiveram oportunidade de assistir a diversas palestras, centradas na temática do bem-estar e inovação em educação e participar em workshops onde tomaram contacto com diversas ferramentas digitais inovadoras e aprofundaram os seus conhecimentos sobre a plataforma ESEP e as sinergias Erasmus+/ eTwinning. Houve ainda lugar a convívio entre os participantes e a uma atividade de “Scavanger hunt”, com recurso à ferramenta Actionbound e que permitiu aos participantes ficarem a conhecer um pouco mais de Madrid e da sua história.
Esta foi uma oportunidade para se partilharem boas práticas, estabelecerem redes de contactos e formarem parcerias. Deste seminário nasceram seis projetos eTwinning com diversas temáticas. O nosso agrupamento não foi exceção e juntou-se a uma equipa de quatro docentes Espanholas e três docentes Portuguesas e fundou o projeto “Bi-DEMO(cratic)!”

seminario etwinning AGML 1

Dream Stories for Peace – reconhecido com Selo Nacional de Qualidade eTwinning

Acaba de ser divulgado pela Organização Nacional de Apoio eTwinning e pela European School Education Platform a atribuição de Selo Nacional de Qualidade ao projeto Dream Stories for Peace, dinamizado pelas professoras Laura Filipe e Maria da Conceição Barrento, bem como pelos alunos do 8.º A do AGML. Este projeto colaborativo contou ainda com parceiros de Itália (IIS ''T. Stigliani'' di Matera e IISS "F. De Sarlo - D. De Lorenzo" di Lagonegro) e da Grécia (Music School of Rhodes). Parabéns a todos os professores e alunos envolvidos! 

quality C resize



quality L

Job shadowing na Finlândia

Entre os dias 25 e 30 de agosto, as professoras Carlota Gaspar e Laura Filipe, acompanhadas pela psicóloga do SPO, Angelina Costa, tiveram a oportunidade de, no âmbito do programa Erasmus+ (Educação de Adultos), visitar duas instituições de formação na Finlândia (Omnia College – em Espoo; e North Karelia Municipal Education and Training Consortium, Riveria – em Joensuu) e de conhecer a organização do sistema de educação vocacional e formação de adultos finlandês.  

Estas escolas vocacionais e de educação de adultos acolhem estudantes jovens e adultos que pretendam adquirir o nível 4 ou 5, preparando técnicos e formando especialistas para o mundo do trabalho, dispondo de diferentes cursos, a saber, Cuidados de Saúde, Cozinha e Pastelaria, Cabeleireiro e Cosmética, TIC, Eletricidade e Automação, Jardinagem e Paisagismo, Mecânica, Carpintaria, Construção tradicional e tecnológica, Serviços e Turismo. 

Os departamentos encontram-se equipados com tecnologia de ponta e os alunos, com percursos individualizados, são sempre acompanhados por tutores e professores especialistas, bem como por profissionaisdas diferentes áreas de prática,contratados pela escola. Os cursos, financiados pelo município, são totalmente gratuitos e essencialmente práticos (70%), embora também contemplem uma componente teórica (30%), que sustenta a componente prática. 

O sucesso destes cursos personalizados de qualificação e/ou deupskilling e reskillingem qualquer momento da vida profissional, alicerça-se nas condições de excelência de aprendizagem e treino das profissões, numa lógica de inclusão mas também de responsabilização do estudante pelo seu percurso formativo. 

fin800

Lançamento do Plano Erasmus+ do AGML para o ano 2023/24

A equipa Erasmus+ do AGML participou nos dias 5 e 23 de junho nas reuniões de lançamento de projetos KA121 e no dia 12 de julho na Iniciativa VET Teams | Competências para o Futuro num Mundo em Mudança.

Erasmus 23 lançamento 1

Esta participação teve como propósito preparar a equipa para a implementação do Plano Erasmus+ do AGML, no próximo ano letivo, nos três setores educativos acreditados.

Projetos Europeus modalidades de participação

As oportunidades Erasmus+, a que alunos, professores e outros profissionais se podem candidatar, pretendem “enriquecer vidas, alargar horizontes”, e o AGML quer desta forma contribuir para a construção de um espaço europeu de educação.