Os médicos internos de Medicina Geral e Familiar (USF Monte da Lua, USF Alphamouro e USF Dona Amélia de Portugal) realizaram um Projeto de Intervenção na Comunidade Escolar intitulado “AVC: Como Reconhecer?”. Os objetivos eram capacitar os jovens para a identificação e atuação em caso de AVC e avaliar o conhecimento dos alunos antes e após a nossa intervenção. Nesse sentido fizeram uma formação dirigida a 458 alunos do 10º ano de duas escolas da área de abrangência da USF Monte da Lua (Escola Secundária de Santa Maria e Escola D. Fernando II) avaliando o nível de conhecimento através de um questionário anónimo antes e 1 mês após a mesma. O aspeto inovador do projeto foi o testemunho da Diana Wong Ramos, sobrevivente de AVC e fundadora da Associação Portugal AVC. A iniciativa teve um grande acolhimento por parte dos alunos e das respetivas escolas.
O trabalho deu origem a um poster, devido aos resultados positivos obtidos, que foi posteriormente selecionado para Comunicação Oral nas V Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar 2023, no Porto, sendo este premiado na Categoria Investigação Clínica e Qualidade/Projeto de Intervenção na Comunidade.
Desde já gostaríamos de agradecer à Equipa de Saúde Escolar, à Professora Responsável pelo Projeto de Educação para a Saúde e a todos os alunos pela recetividade e colaboração para este tipo de iniciativas. Estamos todos de parabéns!