Visita cultural a Sintra e ao Palácio Biester

No âmbito do processo de RVCC do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, um grupo de formandas do nível secundário, acompanhadas pela formadora de Cidadania e Profissionalidade, Albertina Nobre, realizaram uma visita cultural a Sintra e ao Palácio Biester, enquadrada no NG 4 DR4, Identidades e Patrimónios Culturais.
Conhecer para valorizar a riqueza do património de Sintra e sensibilizar para a importância deste património no desenvolvimento das comunidades locais.
A visita constitui igualmente um momento de saudável convívio onde não faltaram as queijadas.

Biester1
Clicar para ver o filme

Visita ao Convento dos Capuchos e Piquenique na Serra de Sintra

Silêncio e Introspeção

No âmbito do plano de formação do Centro Qualifica, a equipa técnico-pedagógica do Centro realizou, no dia 26 de junho, uma visita ao Convento dos Capuchos.
Esta visita proporcionou o contacto com o património cultural, arquitetónico e paisagístico de Sintra e sensibilizou para a importância da sua preservação.
O Convento dos Capuchos, também conhecido por Convento da Cortiça - devido à elevada quantidade de cortiça utilizada nos revestimentos e na decoração – foi, num primeiro momento, denominado Convento de Santa Cruz. Corresponde a uma casa conventual construída em 1560 por D. Álvaro de Castro (Conselheiro de Estado do rei D. Sebastião) em resultado de um voto que fez a seu pai (D. João de Castro) que sonhou em construir naquele local um templo dedicado às práticas da introspeção.
Em 1581, após a derrota portuguesa na batalha de Alcácer-Quibir, Filipe I de Portugal visitou o convento, proferindo uma afirmação que ficou célebre: “Em todo o meu reino, duas coisas tenho que muito me apraz: o Escorial, por ser tão rico, e o Convento de Santa Cruz, por ser tão pobre.”
Durante cerca de 250 anos, o convento foi um local de culto e de peregrinação, habitado por frades franciscanos. Reza a lenda que um dos frades desta casa foi Frei Honório, que viveu as últimas décadas da sua vida numa pequena gruta na mata do convento, após ter caído em tentação. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o convento é deixado ao abandono e posteriormente comprado pelo 2º conde de Penamacor, que, em 1873, vendeu a propriedade ao 1º Visconde de Monserrate, Francis Cook.
Chegados ao Terreiro das Cruzes, seguimos na direção do Terreiro da Fonte, local de receção aos peregrinos que aqui descansavam da sua caminhada, refrescando-se nas águas frescas da fonte e merendando nas mesas de pedra aqui existentes. Rumo agora ao Alpendre, passámos a porta da morte que simbolizava o acto de “morrer num mundo material, para renascer num mundo espiritual.”
Em ambiente despojado, de singela e modesta decoração, em perfeita simbiose com a natureza da serra de Sintra, o Convento dos Capuchos impressiona quem o visita e convida ao silêncio e à introspeção.
Esta visita proporcionou também um momento de lazer e de convívio de toda a equipa do CQ.
Aqui fica o vídeo da confraternização da equipa técnica do Centro Qualifica do AGML.
Faça scan do Qrcode e descubra mais sobre o Convento dos Capuchos, nesta proposta de visita virtual elaborada pela aluna Madalena Duarte do 3º ano do CP Técnico de Turismo.

image resize

Imagem3

Video mp4

European Year of Skills

No âmbito do European Year of Skills, as professoras Carlota Gaspar e Laura Filipe, em representação do Centro Qualifica do AGML, estiveram presentes na Conferência Supporting Skills Development through reforms, organizada pela Direção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão de Portugal, que teve lugar no Teatro Rivoli, Porto, no dia 25 de maio. 

Esta conferência reuniu altos responsáveis de Ministérios do Trabalho e Assuntos Sociais dos Estados-Membros, de serviços públicos de emprego, de Ministérios da Educação, de Ministérios responsáveis pela administração pública, instituições da UE, organizações europeias e nacionais. Contou com a participação de importantes membros da Comissão Europeia, ministros e outros destacados representantes governamentais e do meio empresarial de diferentes países, que partilharam exemplos de reformas empreendidas nos seus países, através do programa Technical Support Instrument (TIS), que fornece conhecimentos técnicos especializados aos Estados-Membros da União Europeia, para conceber e implementar reformas no âmbito da Twin Transition (digital e green) e da atualização (upskills) e requalificação (reskills) de adultos, num percurso de aprendizagem constante, ao longo da vida. 

Para além dos oradores estrangeiros, intervieram também nesta conferência, a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Dra. Elisa Ferreira, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho, o Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa e, em representação da ANQEP, membro do conselho diretivo, a Dra. Ana Cláudia Valente. 

Os palestrantes discutiram como lidar com a falta de competências em alguns setores-chave como a saúde, a educação, a administração pública, o turismo ou a economia verde, e de como, através da implementação de programas de qualidade que conduzam ao desenvolvimento de competências transversais numa lógica de inclusão e orientação para a carreira, possam jovens e adultos saber lidar com os desafios presentes e futuros. 

Para saber mais, consulte a página do evento

skills imagem resize

NIVA (Núcleo para Inserção na Vida Ativa)

Como em anos anteriores, o Centro Qualifica, em colaboração com o NIVA (Núcleo para Inserção na Vida Ativa) realizou, ao longo do mês de maio, as sessões de divulgação destinadas aos alunos finalistas da Escola Secundária de Santa Maria. Estas tiveram como objetivo informar acerca das possibilidades de prosseguimento de estudos pós-secundário, acerca das ofertas formativas disponibilizadas pela Escola para conclusão do ensino secundário em horário noturno para alunos com 18 anos ou mais e ainda sobre inserção no mercado de trabalho.

Esta divulgação foi realizada junto das turmas de 12ºano do ensino escolar, do ensino e formação profissional e dos cursos de educação e formação de adultos, pelas técnicas de orientação, reconhecimento e validação de competências (TORVC) Paula Rodrigues e Sandra Abreu do CQ e pelas professoras Albertina Nobre e Alice Feliciano do NIVA.

Para saber mais pode consultar a apresentação e se tiver alguma questão relativamente a este assunto dirija-se ao Centro Qualifica, no horário de atendimento
https://sites.google.com/view/cqagml/equipa-hor%C3%A1rio-de-atendimento
envie-nos um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
ou contacte-nos através do telemóvel 932 273 766.

Apresentação pdf2

Encontro Nacional de Centros Qualifica

No passado dia 30 de novembro, três elementos do Centro Qualifica do AGML estiveram presentes no Encontro Nacional de Centros Qualifica que decorreu em Santarém e que contou com a representação de 316 Centros Qualifica e com a presença de dirigentes da ANQEP e membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação, formação e fundos europeus.
Partindo do tema proposto, “Uma Agenda PRR transformadora para as Qualificações em Portugal – Qualifica: passado, presente e futuro”, os vários intervenientes realçaram a dimensão estratégica do Programa Qualifica enquanto resposta estruturada a um dos mais sérios e estruturais problemas que a sociedade portuguesa enfrenta ainda no século XXI – os baixos níveis de qualificação.
Reconhecendo a valorização das qualificações como uma prioridade central para as pessoas, para as empresas e para o país, os vários intervenientes apresentaram um olhar sobre o que foi feito no passado, o que se tem feito e o que se vai fazer no âmbito do Programa Qualifica, com particular destaque para um eixo considerado central - a Formação e Educação de Adultos.
Nesta vertente, a Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP voltou a dar destaque aos novos instrumentos criados no Sistema Nacional de Qualificações e considerados fundamentais para o trabalho desenvolvido pelos Centros Qualifica (alterações legislativas para todas as modalidades de qualificação de adultos, novo Referencial de Competências-Chave do Ensino Básico e Carta de Qualidade dos Centros Qualifica). Foram ainda apresentados os dois investimentos inscritos no Programa de Recuperação e Resiliência e já “em fase de execução”: Acelerador Qualifica e Projetos Locais Promotores de Qualificação.

IMG 6215 resize734b1c85 b063 4ed9 b2f1 07f969fdd423 resize

2d8251dc 8449 444e 8bd1 fb14620ee1bf resizeIMG 6165 resize