Criar ambientes democráticos na Educação de Adultos

Creating a democratic adult education classroom / Criar ambientes democráticos na Educação de Adultos

Entre os dias 3 e 7 de junho, realizou-se na Escola Secundária de Santa Maria a ação de formação acreditada Creating a democratic adult education classroom / Criar ambientes democráticos na Educação de Adultos, que contou com o contributo do especialista grego Konstantinos Οikonomou.

Na primeira sessão, a subdiretora do AGML, Dra. Cristina Moura, deu as boas-vindas a todos os presentes, salientando a pertinência deste curso, não só por ser mais uma iniciativa no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril no agrupamento, como também por apresentar um caráter inovador, ao ter sido financiado pelo programa Erasmus+, através do projeto  2023-1-PT01-KA121-ADU-000126530.

Seguiu-se a intervenção do Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Dr. Luís Sérgio, que se congratulou com a parceria firmada entre o CFAES e o AGML e enfatizou a importância do tema do curso, por considerar de extrema importância a reflexão sobre a cultura democrática em sala de aula, bem como o desenvolvimento do espírito crítico nos alunos. Enfatizou ainda que a escola não podia ter escolhido melhor especialista, uma vez que é oriundo do berço da democracia, a Grécia.

Neste percurso formativo, professores, formadores e outros profissionais que se dedicam à Educação de Adultos no AGML e noutros agrupamentos puderam aprender e treinar como criar ambientes de aprendizagem democráticos em sala de aula, na perspetiva de Stephen Brookfield.

1 resize
2 resize