A Biblioteca Escolar em articulação com os docentes e as turmas das escolas básicas de Colares e Mucifal procedeu ao lançamento dos livros dos alunos, desde o ensino pré-escolar ao 4.º ano, com histórias e desenhos relativos ao Natal, criadas pelos mesmos, nos dias 17 e 18 de Dezembro, tendo contado com a presença dos encarregados de educação e outros familiares, a que se seguiram as festas de ano, antes da quadra natalícia das respetivas escolas.
Contar histórias é uma das formas mais antigas de comunicação e permanece até aos nossos dias como uma das mais modernas formas de propagação da cultura. Usadas como meio de transmissão de conceitos, desde épocas remotas em que os homens ainda não sabiam escrever, conservaram-se na tradição oral, alternando consoante a memória e imaginação do seu contador. Ao observarmos o mundo que nos rodeia, memorizamos a realidade e produzimos, no nosso imaginário, as imagens do mundo.
O imaginário é o espaço onde a imagem é criada para ser projetada nos sonhos, na fantasia, nos devaneios e nos atos criativos. É um lugar intemporal onde podemos regressar vezes sem fim.
A Literatura e as narrativas, ao abrirem as portas da fantasia, põem à disposição da criança um legado de símbolos que, quando ativados, levam não só a uma identificação e exploração das imagens como também a um universo simbólico. Com os contos orais, a criança aprende imaginando e recriando as personagens das suas histórias favoritas. Esses momentos de prazer contribuirão para que, lentamente, se aperceba que o conteúdo da história tem muito para lhe oferecer, pois através do sonho, da fantasia, do devaneio, o conjunto das imagens elaboradas mentalmente revela-se no imaginário.
Assim, poderemos afirmar que é na infância que a imagem e a magia se cruzam, porque é nesta fase que as crianças despertam para o mundo encantado das histórias. A fantasia, o mistério, a natureza simbólica impelem a criança a exteriorizar as suas emoções. Ao fazê-lo, estrutura e amplia o conhecimento que tem de si, dos outros e do mundo. As histórias ajudam a criança a arrumar a sua casa interior e a ampliar o conhecimento que tem do mundo.
Ao mesmo tempo que uma criança escuta um conto, a sua mente está a produzir outro, isto é, por um lado, a narrativa oral opera como um veículo de emoções e, por outro lado, inicia a criança na palavra, no ritmo, nos símbolos, na memória; desperta a sensibilidade, conduzindo à imaginação através da linguagem global. Imaginar é ver o mundo na sua totalidade.
A leitura e a exploração de histórias permitem à criança a aquisição de valores que serão benéficos e ricos ao longo da sua vida, possibilitando o seu desenvolvimento. Quando a criança toma atenção ao que o narrador de histórias lhe está a apresentar ou quando já lê de forma autónoma, esta retém e analisa todos os pormenores contidos no texto e nas ilustrações, o que posteriormente leva ao desenvolvimento da memória, à capacidade de atenção e à compreensão da criança.