Formandos do processo RVCC dos grupos S37, S38 e S40 visitaram no dia 23 de março (domingo), no MU.SA, a exposição “A Coleção Camoniana de Carvalho Monteiro no 5ª Centenário de Camões”, complementando assim o breve estudo da obra do poeta que realizam nas sessões de CLC e CP.
A coleção, tida como uma das maiores do mundo, é composta por centenas de volumes da obra do poeta ricamente encadernados, além de manuscritos, estudos e objetos artísticos diversos, desde retratos, bustos, placas, medalhões e cerâmicas, e foi enriquecida com empréstimos oriundos dos 4 cantos do mundo.
Vale a pena a visita!
Gostei de toda a exposição, acho que foi importante a nível cultural, mas também foi uma aproximação da turma e das professoras. Gostei especialmente de saber que Carvalho Monteiro foi um distinto colecionador de uma das mais raras coleções camonianas.
Natália Parente
Nesta exposição o livro “Os Lusíadas” encontra-se em todos os tamanhos, e em algumas línguas.
Já conhecia algumas coisas sobre a vida de Luís de Camões e as suas obras, mas não a este ponto e com este pormenor. Fiquei emocionada com o modo como ele descreve a dor, a perda, o amor, o sofrimento, com as palavras que ele usa para se libertar e descrever o que vê e o que sente. Fantástico!
Cristina Lopes
Gostei particularmente da coleção das borboletas de Carvalho Monteiro e da forma como eram expostas e guardadas.
Paulo Heitor