Entre os dias 12 e 16 de maio, o AGML acolheu um grupo de cinco professores e a subdiretora da escola CPIA UNO (Centro Provinciale Istruzione Adulti), situada em Catânia, Sicília, no âmbito de uma mobilidade de Job Shadowing Erasmus+ no setor ADU (Educação de Adultos).
Ao longo da semana, as equipas do Centro Qualifica e dos cursos da Educação de Adultos acompanharam os docentes em diversas atividades.
Assim, no dia 12, realizou-se uma reunião de receção aos professores visitantes, que contou com a participação do Diretor do AGML, da Coordenadora do Programa Erasmus, Conceição Barrento, da Coordenadora do Centro Qualifica, Carlota Gaspar, da Coordenadora da Educação de Adultos, Conceição Peixoto, e de duas formadoras do Centro Qualifica, Maria José Ferreira e Teresa Gaspar. Foi feita a apresentação dos cursos da Educação de Adultos, dos processos de RVCC e de projetos relacionados com os percursos de qualificação dirigidos a adultos.
No dia 13, estes professores tiveram a oportunidade de acompanhar sessões de formação das Formações Modulares Certificadas de Inglês, do curso de Educação e Formação de Adultos (área de STC) e RVCC de nível secundário (área de STC e CLC).
No dia 14, entre as 18:00 e as 20:30, o Centro Qualifica e os cursos da Educação de Adultos receberam os 6 professores da Catânia, a que se juntaram 3 docentes do Centro de Formação de Cádiz, acompanhados pelo Diretor do CFAES e pelo professor Nuno Ratão.
A Coordenadora do Centro Qualifica e os formadores André Duarte, Maria José Ferreira e Teresa Gaspar, bem como o Mediador Paulo Dias, fizeram a apresentação do trabalho do Centro e dos Projetos Locais a ambos os grupos de docentes estrangeiros.
Seguiu-se a visita às aulas de Português Língua de Acolhimento, às sessões de Formação Modular de Informática e de RVCC B3 do Projeto Local.
No dia 15, os professores puderam assistir e participar ativamente numa aula de Inglês (SCH) e, de seguida, assistir a uma sessão de preparação de PAP (VET).
No dia 16, decorreu uma sessão em que se refletiu sobre as aquisições que os colegas italianos consideraram terem sido serem relevantes no âmbito da mobilidade de Job Shadowing Erasmus+ no setor ADU (Educação de Adultos).
Saliente-se ainda que foi proposto um programa cultural aos colegas italianos e houve um acompanhamento, em algumas atividades, de professores do AGML.